Boyle aborda personagens que a audiência já viu de forma realística e políticamente correta - sejam eles, viciados ou órfãos favelados - e os retrata numa visão pessoal, também realísta, mas ao mesmo tempo, com humor e esperança.
Seu primeiro trabalho como cineasta tornou-se o filme de maior sucesso comercial do ano na Inglaterra.
Cova Rasa (Shallow Grave, 1994) é um engenhoso thriller de baixo-orçamento que, além de projetar o nome de Boyle, marcou o início da carreira de Ewan McGregor no cinema.
A partir daí, tudo desmorona. Intrigas, traições e violência passam a fazer parte do cotidiano dos amigos.
Por Cova Rasa, Boyle foi prêmiado como melhor diretor iniciante no London Film Critics Circle Awards. Esse fato, associado ao sucesso comercial do filme, possibilitou a produção de seu projeto seguinte, Trainspotting. Ambos os filmes foram considerados como grandes responsáveis pela revitalização do cinema Britânico.
Essa é a premissa básica de Trainspotting - Sem Limites (Trainspotting, 1996), uma comédia de humor-negro sobre o cotidiano de um grupo de usuários de heroína. No elenco, além de Ewan McGregor, destaque para Robert Carlyle.
Após o grande sucesso de Trainspotting, Boyle mudou-se para Hollywood em busca de trabalho nos grandes estúdios.
O primeiro projeto que lhe ofereceram foi o quarto filme da série Alien, mas mesmo fã de sci-fi, o diretor recusou a proposta quando não lhe permitiram alterações no roteiro, o qual ele achou muito fraco e apelativo.
McGregor faz o papel de um faxineiro em L.A. que, após ser despedido e substituído por um robô, rapta Cameron Diaz - a filha do patrão. Esse evento é acompanhado por dois anjos do setor de "relações públicas terreno", que tornam-se encarregados de transformar os dois, num casal apaixonado.
Primeiro trabalho de Boyle em Hollywood, com equipe e atores americanos, Por Uma Vida Menos Ordinária não decolou nas bilheterias. Isso não significou um fracasso, pois seu orçamento foi de apenas US$ 12 milhões.
Richard convence Françoise e Étienne, um casal de franceses, a se juntarem a ele nessa viagem sem imaginar o que irão encontrar quando chegarem ao seu destino.
A Praia teve um orçamento de US$ 50 milhões mas, mesmo com DiCaprio no elenco, rendeu apenas US$ 39 milhões nas bilheterias americanas. Recuperou-se em seu lançamento mundial, rendendo US$ 144 milhões.
Boyle aborda o gênero horror no aterrorizante Extermínio (28 Days Later, 2002), um "filme de zumbis" com baixo orçamento, narrado no estilo original do cineasta.
Depois da frenética abertura que mostra como a catástrofe começou, nos encontramos no quarto de um hospital onde Jim - primeiro papel de destaque de Cillian Murphy - desperta de um coma que durou 28 dias. Desorientado, vaga por uma Londres deserta, até se deparar com os infectados.
Quase todo filmado digitalmente, Extermínio foi um sucesso de crítica e público, com um faturamento quase dez vezes maior que seu orçamento. Inevitávelmente, seu sucesso gerou uma sequência: Extermínio 2 (28 Weeks Later, 2007), o qual Boyle apenas produziu.
Depois do conteúdo denso de Extermínio, Boyle decidiu fazer um filme-família, com apelo para crianças e adultos.
No ano de 2057, o sol encontra-se moribundo, em risco de extinção. Caso isto ocorra, será o fim da humanidade.Esse é o enredo de Sunshine - Alerta Solar (Sunshine, 2007), uma ficção-científica realista no que se refere à vida no espaço, e dramática pela tensa relação entre os tripulantes da nave. O clima do filme mostra influências de clássicos sci-fi como 2001: Uma Odisséia no Espaço, Solaris e Alien.
Boyle reuniu um elenco internacional para o filme, que numa forma de "method-acting", conviveram em clausura por alguns meses, enquanto assumiam seus personagens e aprediam a ciência de suas funções.
O filme contou com a assessoria de acadêmicos da física sobre a veracidade dos aspectos científicos. No entanto, várias discrepâncias foram permitidas em benefício da trama. Boyle justifica: "Sunshine não é um documentário, e sim, uma ficção que tenta passar à platéia, a sensação de um ambiente onde a gravidade é uma variante."
O filme é uma adaptação do romance Q&A (2005), do escritor e diplomata indiano, Vikas Swarup. Boyle teve a colaboração de Simon Beaufoy no roteiro e de Loveleen Tandan, que co-dirigiu as cenas na Índia.Apenas uma pergunta o separa do prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa de TV, Quem Quer Ser um Milionário? No entanto, no auge do programa, a polícia o prende por suspeita de fraude. A dúvida é: O que faz um rapaz sem interesse por dinheiro num concurso televisivo? Como ele sabe todas as respostas?
Quem Quer Ser um Milionário? estreou nos Estados Unidos em novembro de 2008, faturando US$ 360 mil em apenas 10 salas. Em dezembro, expandiu o circuito para 614 salas, faturando em um fim-de-semana, US$ 4.3 milhões.
Desde seu lançamento, atingiu a marca de US$ 138 milhões nos Estados Unidos, e US$ 153 milhões no restante do mundo, somando mais de US$ 290 milhões. Nada mal para um filme cujo orçamento foi de US$ 15 milhões.
Danny Boyle esperou quatro anos para rodar 127 Horas (127 Hours, 2010), adaptado do livro Between a Rock and a Hard Place (tradução literal: entre uma rocha e um lugar duro), um relato autobiográfico de Aron Ralston (muito bem interpretado por James Franco) que narra sua luta para sobreviver após ficar com o braço preso por uma rocha, dentro de uma fenda num ponto isolado do deserto de Moab, no estado de Utah, onde praticava canoagem.
Durante os cinco dias seguintes, acompanhamos o drama de Ralston enquanto ele analisa sua vida, registrando tudo com uma camera de vídeo.
A cena da amputação recebeu atenção especial, assessorada por uma equipe médica para atingir o máximo de fidelidade nos detalhes físicos. Ainda por cima, Boyle planejou a sequência em apenas uma tomada, usando várias cameras para que todos os aspectos da cena pudessem ser captados com funcionalidade e realismo.
O resultado causou impacto sobre a platéia. Durante sua exibição no Festival de Telluride, duas pessoas necessitaram auxílio médico, outras pessoas desmaiaram, algumas chegaram a ter ataques de pânico e precisaram ser retiradas da sala numa maca. Não se pode afirmar com certeza se a causa foi a cena específica ou o crescente clima claustrofóbico do filme. Casos semelhantes também ocorreram no Festival de Toronto.