George Lucas é um laureado diretor, produtor e roteirista, além de ser o fundador de sua produtora Lucasfilm e das empresas Industrial Light & Magic e Skywalker Sound.
Criador da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas) e da série Indiana Jones, Lucas atingiu o status de maior produtor independente do cinema americano.
Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais, o curta-metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB, que iria se tornar mais tarde, o seu primeira longa-metragem.
Após fazer a graduação, fundou o American Zoetrope Studios, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objectivo ajudar os realizadores a criar filmes de forma livre, fora do circuito opressivo de Hollywood.
Baseado no curta metragem realizado por Lucas em 1967, quando cursava cinema na USC (University of Southern California), o filme tinha Robert Duvall no papel principal e foi uma parceria entre a Warner Bros. e a Zoetrope.
Mal recebido pelo estúdio, foi lançado em pequeno circuito e não obteve sucesso de bilheteria. Devido à abordagem densa e à temática, THX 1138 é considerado até hoje como um filme difícil, que só obteve sucesso e passou a ser cultuado após a consagração de Lucas com Star Wars.
American Graffiti (1973) passa-se em 1962, numa pequena cidade dos Estado Unidos onde Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem grandes aventuras no último dia de verão antes de partirem para a universidade. Nesta noite, vários acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo: brigas de namorados, disputa de racha e pequenos crimes praticados pela gangue dos Faraós, a qual Curt se junta.
American Graffiti foi indicado a cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e diretor. Com o tempo, tornou-se um cult-classic. A mais conhecida referência aos "Happy days" da América Rock'n'Roll dos anos 50.
More American Graffiti (1979) é a sequência do sucesso "good times" American Graffiti (dirigido por Lucas em 1973). Enquanto o original acompanhava as tripulias de um grupo de adolescentes em sua última noite de verão antes de partirem para vida adulta, esta continuação mostra o que aconteceu com os personagens alguns anos depois.
Orçado em US$ 3 milhões, More American Graffiti faturou US$ 8 milhões nos cinemas americanos. Uma tímida performance comercial se comparado ao antecessor. A recepção crítica também não foi das melhores, destacando sua ambição fracassada de inovar um tema desgastado.
Assim começa Guerra nas Estrelas (Star Wars - 1977), primeiro filme de uma série que viria a se tornar o maior fenômeno cinematográfico das últimas décadas.
Um dos momentos principais em cada episódio da série, são os duelos de Sabre-de-luz entre os Jedi e os Sith.
O Sabre-de-luz é a elegante arma dos Cavaleiros de Jedi, dando uma conotação Samurai high-tech aos personagens. Caracteriza-se como uma espada laser, em diferentes cores que emite um som único, vibrante, disparando flashes luminosos a cada impacto de seus golpes.O primeiro duelo de Sabre-de-luz, acontece num hangar da Estrela da Morte, entre o veterano Mestre Jedi, Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) e seu antigo aprendiz, Darth Vader.
Além de revolucionário cinemáticamente, Star Wars é uma apurada produção de George Lucas. Seu elenco inclui atores como Alec Guiness, Peter Cushing e o futuro superastro, Harrison Ford. A premiada trilha-sonora de John Williams tornou-se um clássico conhecido mundialmente e a direção de arte usa como referência, o design elegante das naves espaciais de antigos seriados como Flash Gordon.
Star Wars foi indicado a doze Oscars, vencendo nove. Entre eles, melhor direção de arte, edição e efeitos especiais.
O impacto do filme atravessou fronteiras, dando início à uma cultura própria do universo Star Wars, criada por uma enorme legião de fãs em todo o mundo.
Apesar de tudo isso, quando foi lançado nos cinemas, poucas salas concordaram em exibir o filme por não acreditarem em seu potêncial sucesso. Após um forte lobby feito pela 20th Century Fox, Star Wars foi amplamente exibido, tornando-se um imediato estouro de bilheteria. Em três semanas, as ações da Fox dobraram seu valor, e Lucas ficou milionário.
Admiradores incondicionais do cineasta japones, Akira Kurosawa, Lucas e Francis Coppola são creditados como produtores executivos na versão internacional de Kagemusha, a Sombra do Samurai (Kagemusha, 1980), depois de convencerem a 20th Century Fox a completar o orçamento da produção após a falência da Toho Studio.
Mundialmente aclamado, Kagemusha foi indicado ao Oscar (filme estrangeiro e direção de arte), Globo de Ouro (filme estrangeiro), venceu dois prêmios BAFTA (direção e figurino), o César de filme estrangeiro, e dividiu com All That Jazz (dirigido por Bob Fosse) a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1980.
Selecionado para o Festival de Cannes de 1985, Mishima recebeu o prêmio de Melhor Contribuição Artística.
A Zoetrope não teve sucesso, mas com o resultado financeiro de American Graffiti e Star Wars, Lucas conseguiu montar sua produtora, a Lucasfilm Ltd.
A partir dela, nasceram as sub-divisões que tornaram-se as empresas mais respeitadas em suas áreas, desenvolvendo novas tecnologias nas áreas de som e efeitos visuais.
A Skywalker Sound e a Industrial Light & Magic, são responsáveis por diversos avanços tecnológicos para o cinema, entre eles, o THX Sound System, que predomina como padrão de excelência em áudio.
Além dessas, a LucasArts participa da indústria de videogames, onde é muito bem situada.
O estúdio de animação Pixar, foi fundado como uma sub-divisão do departamento de computação da Lucasfilm. A tecnologia desenvolvida pela Pixar, revolucionou o campo de efeitos especiais a partir do filme O Jovem Sherlock Holmes (Young Sherlock Holmes - 1986), produzido por Steven Spielberg, que exibe a primeira sequência animada por computação gráfica do cinema.
Após deixar a Apple em 1986, Steve Jobs comprou a Pixar por US$ 5 milhões. Após vinte anos e vários sucessos, em 2004, a Disney assumiu a Pixar, pagando US$ 7 bilhões.
Lucas também teve forte influência no desenvolvimento de modernas ferramentas para pós-produção, como o Avid Film & Video Editor e o Digidesign Pro Tools, programa para edição e mixagem de áudio.
O roteiro leva a assinatura de Lawrence Kasdan, que também roteirizou Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of The Lost Ark), primeiro filme da série Indiana Jones, produzida por Lucas e dirigida por Steven Spielberg.
Após ficar famoso como roteirista, Kasdan passou a dirigir e produzir seus próprios filmes. Os dois primeiros - Corpos Ardentes (Body Heat - 1981) e O Reencontro (The Big Chill - 1983), tiveram sucesso imediato, assim como O Guarda-Costas (The Bodyguard - 1992).O roteiro de Kasdan levou Star Wars a um nível mais dramático, sem um "happy end" para nossos heróis. Nesse episódio, somos apresentados a quatro novos personagens:
À essa altura, a estrutura de produção da Lucasfilm encontrava-se bastante desenvolvida, financeira e tecnológicamente, com sólidas condições para realizar um filme visualmente superior ao anterior.
A pesar de ser um capítulo intermediário da saga (e sem final feliz), O Império Contra-Ataca tornou-se a maior bilheteria de 1980, e até hoje, é considerado pelos fãs como um dos melhores episódios da série.
Neste último capítulo, testemunhamos o confronto final entre Luke Skywalker, agora um Cavaleiro Jedi, e Darth Vader, encerrando o regime do Império Galático, trazendo ao fim o conflito e restaurando a paz na galáxia.
O confronto final entre Skywalker e Vader no Episódio VI deixa a desejar. Os fracos e melodramáticos diálogos atrapalham o rítmo do combate. Além disso, a edição lenta entre as ações simultâneas da batalha estelar e na Lua de Endor, também contribuem para o lento desenrolar da ação.A coreografia da luta é mal executada por Mark Hamill e David Prowse, apesar do entrosamento da dupla durante o duelo anterior no Episódio V.
Ainda assim, a cena não deixa de ter força própria pois, trata-se do longamente aguardado confronto final entre os personagens, diante do sinistro Imperador, que até então, teve pouca participação na série.
Caçadores da Arca Perdida foi a maior bilheteria de 1981, e até hoje, ocupa o posto de um dos filmes mais lucrativos de todos os tempos. Teve nove indicações ao Oscar (incluindo Melhor Filme), e venceu cinco: direção de arte, edição, som, edição de som e efeitos especiais.
Seu enorme sucesso assegurou a continuação da série, gerou livros, história em quadrinhos, jogos e a série de TV, O Jovem Indiana Jones (The Young Indiana Jones Chronicles), que revela fatos sobre a juventude do personagem.
Nessa aventura, Indy conta com a ajuda do parceiro-mirín, "Short Round" (Jonathan Ke Quan), junto com a afetada cantora de cabaré, Willie Scott (Kate Capshaw, que após o filme, tornou-se esposa de Spielberg).
A história escrita por Lucas começa com uma sequência onde o jovem Indiana Jones (River Phoenix) tenta impedir o roubo de um artefato histórico.Anos depois, Indiana Jones volta a enfrentar os nazistas que sequestraram seu pai com a intenção de se apoderar do Cálice Sagrado e seus poderes.
Maior bilheteria de 1989, Indiana Jones e a Última Cruzada encerra a trilogia. Mas a parceria de George Lucas com Steven Spielberg seria retomada dezenove anos depois, com mais uma aventura do arqueólogo aventureiro.
Willow estreou no Festival de Cannes de 1988 e teve um grande lançamento nos cinemas americanos. Mas a reação do público e da crítica foi indiferente. Lucas ficou decepcionado com a repercussão do filme que faturou "apenas" US$ 57 milhões. Sua expectativa era que Willow gerasse um impacto semelhante a E.T. - O Extra-Terrestre, mas o filme teve que competir com "blockbusters" do verão americano como Quero Ser Grande (Big) e Rambo III.
Seu sonho durou exatamente a fabricação de 50 unidades do Tucker, levando-o à falência. Mas seu legado está registrado na história automotiva. Assim como o carro, o filme também amargou o fracasso, faturando apenas US$ 19 milhões enquanto seu custo foi de US$ 24 milhões.
Em 1999, George Lucas retoma a mais famosa saga de todos os tempos, iniciando uma nova trilogia com os Episódios I, II e III que narram os eventos anteriores à trilogia passada.
Star Wars, Episódio I - A Ameaça Fantasma (Episode I - The Phantom Menace), dá início à história de Anakin Skywalker, o menino que, segundo uma lenda Jedi, seria "O Escolhido", aquele que destruiría os Siths e traria equilíbrio à Força. Mas a profecia não se realiza e, comrrompido, o menino Anakin virá a se tornar o Lorde Sith, Darth Vader.
Neste episódio, somos apresentados aos personagens que farão parte da nova trilogia:George Lucas começou a escrever a nova trilogia em novembro de 1994, adaptando o argumento original de 1976, usado como guia para delinear os personagens e os eventos que precedem a trilogia anterior.
Originalmente, o título seria "The Beginning" (O Começo), mas foi mudado para A Ameaça Fantasma numa alusão à verdadeira natureza dos personagens de Skywalker e do Senador Palpitine, que viriam a se tornar, respectivamente, Darth Vader e o Lorde Sith, Darth Sidious.
O filme foi práticamente, todo rodado em estúdios com a utilização de fundo azul, para a posterior inserção digital dos cenários criados em computação gráfica.
As únicas cenas rodadas externamente, tiveram como locação o deserto da Tunísia (onde foram filmadas as cenas do planeta Tatooine deste filme e do primeiro, em 1977) e o Palácio Caserta, na Itália, que serviu de cenário para as alas majestosas do Castelo Imperial de Naboo.
A tecnologia digital desenvolvida nos últimos 22 anos pela IL&M, possibilitou a Lucas, levar às telas sequências visualmente deslumbrantes, como a corrida de "pods", uma versão sci-fi da corrida de bigas do épico, Ben-Hur.
Lucas dá maior ênfase aos poderes de um Cavaleiro Jedi ao empunhar sua arma, pois os novos filmes se passam na época áurea dos Jedi, quando suas habilidades com a espada-laser em combate, são impecáveis.
No Episódio I, o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), enfrentam o poderoso Sith, Darth Maul (interpretado por Ray Parks, profissionalmente, um mestre das artes marciais que contribuiu muito para o realismo das coreografias).Darth Maul enfrenta a dupla de Jedis com um Sabre-de-luz duplo, demonstrando uma grande superioridade.
Neste duelo, fica clara a característica Jedi de evitar o medo e não se deixar levar pela raiva. A postura do mestre e seu aprendiz é totalmente concentrada, despregada de emoções e focada no combate, enquanto que seu oponente demonstra arrogância e ódio por seus rivais.
A trilha-sonora do duelo composta por John Williams, tornou-se o tema musical da nova trilogia.
Com o título Duel of the Fates (Duelo dos Destinos), a música conta com a participação do coral London Voices, que dá um clima épico, quase religioso à cena, enaltecendo os cenários onde se passa o duelo.Star Wars, Episódio I - A Ameaça Fantasma, foi a maior bilheteria de 1999, e após faturar US$ 924 milhões mundialmente, tornou-se o nono filme mais lucrativo da história do cinema até hoje.
Star Wars, Episódio II - O Ataque dos Clones (Episode II - Attack of The Clones - 2002), passa-se dez anos após os eventos do Episódio I, quando a galáxia encontra-se à beira de uma guerra civil.
O Episódio II, destaca-se como mais uma revolução de Lucas por ser o primeiro filme inteiramente rodado no Sistema de Alta Definição Digital. Apesar disso, e diferente de seus antecessores, foi o único episódio da série que não ocupou o posto de maior bilheteria do ano, derrotado por filmes como Homem-Aranha e O Senhor dos Anéis.
Neste episódio, destacam-se os seguintes personagens:
Também conhecemos a origem do exército de clones gerados para servir a República no conflito conhecido como as Guerras Clônicas. Genéticamente manipulados, os soldados se converterão na Tropa de Choque do Império Galático.
No clímax do Episódio II, Obi-Wan e Anakin enfrentam juntos o poderoso Conde Dooku (Christopher Lee), ex-Mestre Jedi que revela-se como o Lorde Sith, Tyrannus.
Christopher Lee empunha elegantemente seu Sabre-de-luz de cor vermelha e cabo desenhado em curvas, diferente de todos os outros sabres já vistos. O cenário de sombras absorve seu traje negro e destaca as luzes das espadas, dando um colorido especial ao duelo.
Após derrotar Obi-Wan, Tyrannus enfrenta Anakin, que luta com duas espadas contra a habilidade superior do Lorde Sith. Novamente, sob pouca luz, os sabres se sobressaem, mais vibrantes e coloridos, delineando os movimentos.
Para reforçar a relativa "fraca" performance do filme nas bilheterias, O Ataque dos Clones foi remasterizado digitalmente e convertido para o sistema IMAX, para exibição nas mega-salas do sistema de projeção em telas com dimensões de 22 metros de largura por 16 metros de altura.
Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (Episode III: Revenge of the Sith - 2005), passa-se três anos após o início das Guerras Clônicas e narra o drama de Anakin Skywalker ao finalmente sucumbir ao lado obscuro da Força, transformando-se no sinistro vilão, Darth Vader.
Além de mostrar a desgraça de Anakin, neste capítulo vemos o fim da Ordem Jedi e o surgimento do Império Galático, governado pelos Siths.
A tecnologia de Alta Definição criada para o filme, permitia a Lucas, enviar o material filmado para os editores no mesmo dia. Este processo levaria pelo menos, 24 hrs. se filmado em película. Diáriamente, o material filmado era enviado a editores do Skywalker Ranch, na Califórnia, e à outra unidade, em locação na Austrália.
A pós-produção também foi revolucionária, ao criar efeitos especiais assimilando diversos formatos, como modelos em miniatura, computação gráfica e estruturas mecânicas.
Este complexo modelo de fusão de tecnologias, fez com que a finalização do filme levasse dois anos para se completar. A Vingança dos Sith tem 2.151 tomadas com aplicação de efeitos especiais. Um recorde mundial.
Desde o grande sucesso de Guerra nas Estrelas em 1977, a única coisa que Lucas revelou sobre como Vader ficou confinado à sua negra armadura, foi que ele teria sido gravamente ferido durante um duelo com Obi-Wan Kenobi. Os detalhes sobre o que aconteceu a Vader nesse duelo, nunca tinham sido revelados, deixando milhões de fãs em suspense por quase 28 anos.
O impressionante duelo entre Obi-Wan e Anakin no planeta vulcânico Mustafar, foi uma cena exaustivamente trabalhada por 910 artistas que levavam em média, 70 mil horas para produzir 49 segundos de material digitalmente tratado.
Ampliando o universo de Star Wars, Lucas produziu A Guerra dos Clones (The Clone Wars, 2008), primeiro longa-metragem animado em computação gráfica da franquia.
O período das Guerras Clônicas situa-se entre o Episódio II (O Ataque dos Clones) e o Episódio III (A Vingança dos Sith), quando os Jedi lideram exército de clones da República contra as Forças Separatistas comandadas pelo Conde Dooku, que visa o domínio da galáxia pelos Sith.
O longa-metragem deu origem à uma nova série para TV.
Star Wars firmou-se como um marco na história do cinema.
Além de conquistar milhões de fãs no mundo inteiro, a saga é reverenciada por ter influênciado diretamente a carreira de grandes cineastas americanos.Após o impacto de Star Wars, Steven Spielberg assimilou a magia extra-terrestre em Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Ridley Scott adotou a concepção visual futurista em Alien. James Cameron inspirou-se em Darth Vader na criação de seu Exterminador do Futuro, e Peter Jackson filmou sua própria trilogia adaptando o clássico, O Senhor dos Anéis.
Estes e muitos outros, revelaram-se discípulos de Lucas após terem sido encantados por seu mágico universo.
Maior cineasta independente de todos os tempos, além de genial e revolucionário, George Lucas também é um habilidoso homem de negócios. Segundo a revista Forbes, sua fotuna pessoal ultrapassa US$ 3,5 bilhões, e ao longo dos últimos 30 anos, sua franquia Star Wars gerou um fantástico lucro estimado em mais de US$ 20 bilhões.
Mais dois anos se passaram até a aprovação do roteiro, e finalmente, a produção decolou.
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008) situa-se em 1957 (19 anos após a Última Cruzada) e segue a linha dos filmes "B" sci-fi da década. Nessa época marcada pela Guerra Fria, os russos tornaram-se os vilões da história, substituindo os nazistas dos filmes anteriores. Na primeira cena, Indiana enfrenta um grupo de espiões russos liderados pela coronel Irina "donzela-de-ferro" Spalko (Cate Blanchett).
A ação se passa num hangar da misteriosa base militar conhecida como "Área 51", no deserto de Nevada. Em poder dos russos, Indiana é obrigado a encontrar um caixão magnético que, supostamente, conteria o corpo de um extra-terrestre encontrado dez antes em Roswell, Novo México (notória conspiração alienígena dos anos 50).Curiosamente, a sequência faz uma referência ao primeiro filme da série ao revelar que este, é o mesmo depósito onde a Arca da Aliança permanece estocada há anos.
A produção optou utilizar mais efeitos práticos e dublês, reduzindo a estética virtual da computação gráfica. Contudo, 450 tomadas foram finalizadas digitalmente, como a perseguição na selva e a explosão da bomba nuclear.A direção de arte também teve muito trabalho ao criar cenários grandiosos como o interior da pirâmide de Akator.
Após graduar-se na USC (University of Southern California School of Cinematic Arts) e realizar o curta-metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB (adaptado em 1970 como THX 1138, seu primeiro longa-metragem, ), em 1968, Lucas recebeu uma bolsa de estudos da Warner Bros. para observar a produção de Finian's Rainbow, dirigido por Coppola, ídolo dos estudantes de cinema da época.
Pela Zoetrope, Coppola produziu os dois primeiros filmes de Lucas: THX 1138 e o sucesso American Graffitti. Juntos, desenvolveram o ambicioso projeto Apocalypse Now, que seria originalmente dirigido por Lucas após Star Wars, mas devido a inúmeros problemas na demorada pré-produção, Lucas abandonou o projeto e encerrou sua parceria com Coppola na American Zoetrope.
Antes de Indiana Jones, Lucas e Ford já eram amigos e parceiros. Em American Graffitti, Ford interpretou o rival de corridas de rachas, e na sequência, foi escalado por Lucas para o papel de Han Solo em Star Wars, personagem que levou Ford ao estrelato mundial.