
O diretor britânico Ridley Scott é famoso por seu detalhado estilo visual. Uma característica adiquirida através de extenso conhecimento em arts design.
Scott estudou na West Hartlepool College of Art, formando-se em 1960 com diploma em design. Na Royal College of Art, em Londres, fez pós-graduação em artes gráficas e contribuiu no desenvolvimento de seu departamento de cinema. Em 1963, como estagiário de cenografia na BBC, trabalhou na série de ficção-científica Out of the Unknown.
Fã do cineasta Stanley Kubrick, Scott fez uma versão em curta-metragem de Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957) para ser aceito no programa de treinamento de direção da BBC. Neste período, dirigiu episódios das séries Z-Cars e Adam Adamant Lives!.

Em 1968, montou sua produtora, a RSA (Ridley Scott Associates), onde trabalhou com os futuros grandes cineastas ingleses Alan Parker (
Expresso da Meia-Noite) e Hugh Hudson (
Carruagens de Fogo). Cinco membros da família Scott trabalham como diretores na RSA. Seus filhos são aclamados diretores de comerciais, e seu irmão, Tony Scott, tornou-se um cineasta com grandes sucessos em sua filmografia, como
Ases Indomáveis (
Top Gun, 1986).

Conheça a filmografia de
TONY SCOTT.Após anos de trabalho em comerciais para TV inglesa nos anos 70, Scott voltou-se para Hollywood, onde produziu e dirigiu vários sucessos de bilheteria.




Adaptado a partir do livro de Joseph Conrad,
Os Duelistas passa-se durante as Guerras Napoleônicas e acompanha dois oficiais franceses (Keith Carradine e Harvey Keitel) que após um desentendimento, tornam-se rivais, duelando pelos quinze anos seguintes.
A autêntica representação histórica dos uniformes Napoleônicos, das técnicas de esgrima, e da conduta militar do início do século XIX, são destaques do filme.

Após
Os Duelistas, Scott planejava adaptar a ópera
Tristão e Isolda, de Wagner. Mas depois de assistir
Guerra nas Estrelas (
Star Wars, 1977), enxergou o potencial de efeitos visuais em larga escala e aceitou a proposta para dirigir
Alien - O Oitavo Passageiro (
Alien, 1979), um marco da ficção-científica que lhe deu reconhecimento internacional.

A história já havia sido filmada por John Carpenter (que desenvolveu o roteiro com o autor da história, Dan O'Bannon) na produção "B" de 1974,
Dark Star. Nos anos seguintes, a trama foi reciclada por Ronald Shusett, gerando um novo roteiro de O'Bannon que, junto à Brandywine Productions (dos produtores Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill), tentaram exaustivamente realizar o projeto em larga escala, até que, finalmente, conseguiram fechar um acordo com a 20th Century Fox, que por sua vez, trouxe Scott para o projeto.
Alien conta a história da tripulação da nave comercial
Nostromo, um rebocador espacial acoplado à uma gigantesca refinaria de petróleo, viajando pelo espaço profundo, de volta à Terra. No elenco, Tom Skerritt (Capt. Dallas), Sigourney Weaver (Ripley), Veronica Carthwright (Lambert), John Hurt (Kane), Ian Holm (Ash), Harry Dean Stanton (Brett) e Yapphet Kotto (Parker).

O talento de Scott como desenhista de produção gerou uma intensa e realista atmosfera visual que permanece moderna até hoje. Mas foi o trabalho do artísta suíço H.R. Giger que deu à
Alien seu clima sombrio único. Após conhecer a obra de Giger entitulada
Necronom IV, Scott teve a certeza que esta era a representação ideal que buscava para a criatura.

Giger foi então contratado para criar todos os aspectos alienígenas, incluindo a superfície do planetóide, as ruínas da nave, e os quatro estágios do organismo, desde o ovo até a forma humanóide adulta.

Os encontros de Ripley com as criaturas alienígenas tornaram-se a base das três sequências de
Alien. Em 1986, James Cameron dirigiu
Aliens - O Resgate (
Aliens), seguido por
Alien 3 (1992), dirigido por David Fincher, e
Alien - A Ressurreição (
Alien: Resurrection, 1997).

Early in the 21st century, The Tyrell Corporation advanced robot evolution into the Nexus phase - a being identical to a human - known as a replicant.The Nexus 6 replicants were superior in strength and agility, and at least equal in intelligence, to the genetic engineers who created them. Replicants were used off-world as slave labor, in the hazardous exploration and colonization of other planets.
After a bloody mutiny by a Nexus 6 combat team in an off-world colony, replicants were declared illegal on earth - under penalty of death. Special police squads - Blade Runner Units - had orders to shoot to kill, upon detection, any trespassing replicant.This was not called execution.It was called retirement.
Blade Runner - O Caçador de Andróides (
Blade Runner, 1982), é uma história de detetive sci-fi noir e mais uma revolução de Ridley Scott. Visualmente deslumbrante, extramente conceitual e apocalíptico, o filme marcou o cinema da década de 80, e ao longo dos anos, tornou-se um cult-classic, influênciando toda uma geração de cineastas.






Em 2019, Los Angeles é uma megalópole infernal, claustrofóbica, super-populosa, devastada pela poluição e pela chuva ácida. Em meio ao caos urbano, Rick Deckard (Harrison Ford), um ex-detetive da unidade Blade Runner - divisão da polícia que persegue os andróides chamados "replicantes", é re-convocado para uma última missão: caçar um perigoso grupo de replicantes Nexus 6, a mais avançada geração de andróides produzida pela Tyrell Corporation.

Usados como mão-de-obra escrava em colônias inter-planetárias, os replicantes são superiores em força, mas por serem emocionalmente instáveis, são produzidos para durar apenas quatro anos. Para extender sua existência, os replicantes procurados por Deckard vieram à Terra em busca de seu criador, Dr. Eldon Tyrell, e barganhar por mais "vida".


Na Tyrell Corporation, Deckard conhece Rachel (Sean Young), assistente de Tyrell, e descobre que na verdade, ela é uma replicante experimental que possui memórias implantadas e acredita ser humana.



Baseado no livro
Do Androids Dream of Electric Sheep? do notório escritor de sci-fi dos anos 60 Phillip K. Dick,
Blade Runner causou interesse sobre a obra do escritor em Hollywood e desde então, vários filmes foram adaptados de seus livros, como O Vingador do Futuro (
Total Recall, 1983) e
Minority Report -
A Nova Lei (
Minority Report, 2005).



A concepção visual do filme foi criada por uma equipe de artistas incluindo Syd Mead, famoso ilustrador futurista. O mago dos efeitos visuais, Douglas Trumbull (
2001, Contatos Imediatos), fotografou os modelos-miniaturas, criando mais uma vez, efeitos óticos inovadores.













A reputação de Ridley Scott como cineasta de sucesso foi renovada em 1991 com Thelma & Louise.

Susan Sarandon e Geena Davis estrelam este road movie feminista como duas amigas que embarcam numa jornada de auto-conhecimento, amor e amizade enquanto cometem pequenos crimes pelo caminho.



Scott não lançou outro filme nos quatro anos seguintes, e em 1995, junto a seu irmão, Tony, fundou a Scott Free Productions em Los Angeles, que passou a ser a produtora oficial dos irmãos-cineastas.

Tormenta (
White Squall, 1996) e
Até o Limite da Honra (
G.I. Jane, 1997), foram os primeiros projetos do diretor lançados através da Scott Free Productions.














Perguntado se era contra exibições-teste, Scott declarou: "
Depende de quem está no comando. Quando se tem um lunático na direção, então os testes são necessários. Mas um bom diretor tem experiência bastante para julgar o que considera ser a versão correta a ser lançada."


Neste filme-família, Crowe é Max Skinner, um operador do mercado de ações londrino que, quando garoto, passava as férias com seu tio Henry (Albert Finney) em Provence, França. Nessa época, aprendeu a valorizar as coisas boas da vida enquanto trabalhava nos vinhedos da fazenda. Crescido, Max torna-se um executivo "workaholic", realizando negócios milionários que beiram a legalidade.
Após a morte do tio, Max herda a fazenda e retorna à Provence com a intenção de vender a propriedade, mas no processo, resgata emoções passadas e reavalia a vida.

O filme foi rodado em várias locações na França como Vaucluse e Avignon. Scott e Mayle (autor do livro) trabalharam juntos em publicidade nos anos 70, e atualmente, ambos são proprietários de vinhedos na região de Luberon, em Provence.
Lucas era negro e independente (adiquiria seu produto diretamente da fonte, no Camboja), por isso, era odiado pelos italianos do crime organizado e pela polícia corrupta.
No fim da saga, quem o derrubou foi o detetive Richie Roberts (Russell Crowe), um policial honesto que por anos, investigou Lucas, e junto com ele, prendeu muitos policiais corruptos que tinham participação no tráfico de drogas.



Durante as filmagens em Nova York, os verdadeiros Richie Roberts e Frank Lucas participaram como consultores junto ao diretor e seus intérpretes.

Antes de seu lançamento nos cinemas,
O Gângster vazou na internet. Isso não prejudicou o sucesso comercial do filme, que faturou US$ 260 milhões mundialmente. Mais do que o dobro de seu orçamento original de US$ 100 milhões.

O thriller de espionagem,
Rede de Mentiras (
Body of Lies, 2008), aborda a temática da guerra americana ao terrorismo e sua influência sobre a atual conjuntura do Oriente Médio.
Nesse cenário, três homens enfrentam uma organização terrorista num jogo onde a confiança é um risco, e ao mesmo tempo, um fator necessário para sobreviver.

Leonardo DiCaprio é Roger Ferris, agente do serviço secreto americano enviado à Jordânia por Ed Hoffman (Russell Crowe), um inescrupuloso diretor da CIA que, através de satélites e celulares, manipula Ferris e o diretor do Serviço de Inteligência Jordâniano, Hani Salaam (Mark Strong).







Em 2010, Scott e Russell Crowe se reúnem pela quinta vez em uma nova versão da lenda heróica de
Robin Hood.



O projeto nasceu em 2007, quando a Universal Studios ofereceu a Scott um roteiro entitulado
Nottingham, que centralizava o personagem do Xerife de Nottingham, enfocando-o heróicamente. O roteiro não agradou o diretor e durante um ano, foi re-escrito diversas vezes.
Muitas versões depois, tornou-se uma história original, agora centrada em Robin Hood, incluindo um período em que o personagem atuou como xerife, antes de se transformar no famoso ladrão da Floresta de Sherwood.
Assim, Scott adicionoa um novo aspecto à história, mas permanece fiel à lenda tradicional





Segundo Scott, trabalhar com Russell Crowe é sempre um desafio - no bom sentido: "
Nossas discussões são constantes, mas construtivas. Desde o estágio inicial da produção, quando acho que temos um bom roteiro, invariávelmente, Russell discorda, achando que o roteiro é ruim. Então, sentamos e analisamos o roteiro passo-a-passo. Ao longo deste processo, suas observações mostram-se pertinentes e no fim, sempre chegamos a um acordo. Já durante as filmagens, após 2 ou 3 tomadas, Russell olha para mim e consegue enxergar quando estou satisfeito. Mesmo assim ele pergunta, "mais uma?", e eu respondo "vai em frente". Como diretor, sempre tento dosar o meu ego para que o ego dos atores funcione em harmonia. Este nível de parceria entre ator e diretor é raro."


Ridley Scott teve 3 indicações ao Oscar de direção (
Thelma & Louise,
Gladiador e
Falcão Negro em Perigo), mas como outros grandes cineastas, ainda não foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood.
Apesar disso, sua linguagem visual influenciou gerações de cineastas. Muitos, simplesmente copiaram seu estilo.
Em 2003, recebeu o título de Sir Ridley Scott.











a