Considerado como um dos melhores cineastas da geração dos anos 90, o californiano Paul Thomas Anderson possui uma filmografia unânimamente aclamada pela crítica, mesmo não tendo atingido ainda o mesmo sucesso comercialmente.
Seus filmes caracterizam-se por tramas interligadas vividas por diversos personagens magistralmente interpretados por um "ensemble cast" (grande elenco onde os personagens têm igual importância dramática) e por temas como relações familiares voláteis, circunstâncias extraordinárias, e o papel da mídia contemporânea. Seu estilo visual é composto de tomadas "nervosas" (rápidos movimentos de câmera) e longos, complexos planos-sequência.
Estudou cinema na New York Film School, mas por apenas dois dias. Como passou a infância, a adolescência e a juventude assistindo filmes, para ele, essa era toda a educação de que precisava. Assim como Quentin Tarantino e Kevin Smith, Anderson é membro da "Geração VCR" - cineastas sem formação acadêmica, mas com grande conhecimento cinematográfico, adquirido através de anos assistindo filmes em vídeo.
O resultado foi Jogada de Risco (Hard Eight, 1996), um thriller psicológico ambientado no sub-mundo do jogo em Las Vegas, estrelado por Philip Baker Hall, John C. Reilly, Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson.
Também em início de carreira, Philip Seymour Hoffman, faz uma ponta no filme. Baker Hall, John C. Reilly e Hoffman, colaboraram com Anderson nos filmes seguintes.
Com apenas 27 anos, Paul Thomas Anderson demonstra sua maturidade como cineasta em Boogie Nights - Prazer Sem Limites (Boogie Nights, 1997), um painél sobre a indústria do cinema pornográfico americano aclamado pela crítica e com grande sucesso nas bilheterias.
O filme revisita a Era de Ouro do pornô da década de 70, uma época pré-vídeo, quando os filmes eram produzidos em película e exibidos em salas próprias.
Neste cenário, acompanhamos as alegrias e os dramas de uma "família" deste universo, mostrada de forma simpática e ao mesmo tempo, realista. Anderson não esconde suas fraquezas mas também não as exagera. Os personagens se caracterizam como pessoas comuns que têm a pornografia como profissão, e não como pervertidos.Diggler protagoniza uma série de filmes como "Brock Landers", um detetive particular pornô em mais uma referência a John Holmes, que por sua vez, também criou um personagem similar chamado Johnny Wadd.
Mas o filme não trata apenas da ascenção e queda de Diggler.
Também no elenco, Julianne Moore, John C. Reilly, Philip Seymour Hoffman, Don Cheadle, William H. Macy, Heather Graham, Philip Baker Hall e Alfred Molina.A repercussão do filme renovou a carreira de Burt Reynolds (indicado ao Oscar de ator co-adjuvante e vencedor do Globo de Ouro na mesma categoria).
Em seu projeto seguinte, Anderson cria uma teia interligando nove histórias nas quais os personagens interagem durante um único dia.
Também aclamado pela crítica, Magnólia (Magnolia, 1999) é um drama denso com narrativa hipnótica e pessoas sofridas, interpretadas por um talentoso elenco.
Durante a trama, as relações se revelam através de eventos aparentemente ocasionais, mas interligados.
Num interlúdio, uma sequência mostra cada personagem cantando uma parte da canção Wise Up, acompanhando a cantora Aimee Mann, que compôs as canções do filme.
Magnólia teve fraco resultado comercial, faturando pouco mais que seu orçamento. Sua trama intrínseca, desenvolvida em mais de três horas de duração não agradou o público em geral. Mas foi bem recebido pela crítica, que elogiou sua lógica desordenada e a ótima performance do elenco.Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love, 2002) é um ensaio romântico no estilo P.T. Anderson, repleto de simbolismo e mensagens subliminares.
Adaptado a partir do romance Oil! (1927), de Upton Sinclair, Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007) narra a saga do minerador Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que em busca de riqueza, torna-se um barão do petróleo durante a "Corrida do Óleo" na Califórnia do final do século 19.
Como "method-actor", Day-Lewis impõe forte presença física ao personagem através de linguagem corporal (como o olhar distante e desconfiado) e uma dicção arrogante. Esta combinação reforça a já evidente misantropia de Plainview:Paul Dano interpreta Eli Sunday, o ingênuo pregador que se torna um influênte falso-profeta interferindo nos planos do barão do óleo. Um adversário à altura de Plainview. Em seus confrontos, Dano demonstra um arrepiante fervor diante da incredulidade religiosa de seu nêmesis.
Desta vez, o trabalho de Anderson alcançou o sucesso comercial, faturando mais do que o triplo de seu orçamento original de US$ 25 milhões. O filme também foi recebido com entusiasmo pela crítica, resultando em diversas indicações e premiações. No Festival de Berlin, Anderson foi o vencedor do Urso de Prata como melhor diretor.
Como uma perfeita fusão entre Altman e Scorsese, a filmografia de Anderson caracteriza-se pela busca da esperança em meio a um turbilhão emocional, transformando o caos em mágica.