01/08/2008

SCI-FI ARTS


Conceptual designer e ilustrador, Ralph McQuarrie foi o desenhista de produção da primeira trilogia Star Wars. Sem dúvida, seu trabalho foi um dos elementos responsáveis pelo grande sucesso da saga. Em 1985, McQuarrie foi premiado com o Oscar por seu trabalho em Cocoon.










Saiba mais sobre RALPH McQUARRIE


Renomado artista visionário futurista, Syd Mead é mais conhecido como designer da concepção visual de filmes sci-fi, como Blade Runner, Aliens e Tron.







Saiba mais sobre SYD MEAD


Ilustrador da revista LIFE nos anos 60, o artista conceitual, Robert McCall (1919 - 2010), ficou famoso pelas artes que registram a história da corrida espacial, feitos para a NASA, e que hoje podem ser vistos em vários selos postais, insígnias de missões espaciais e em grandes murais no Smithsonian Air and Space Museum, no Pentágono e no EPCOT Center. McCall também atuou como artista conceitual para o cinema, sendo conhecido por seu trabalho em 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick.



Saiba mais sobre ROBERT McCALL


Com extenso background em desenho industrial, Ryan Church é um dos mais renomados "concept artists" do cinema. Por anos, integrou a equipe de criação da Walt Disney Imagineering, e atualmente, é o Concept Design Supervisor da Industrial Light & Magic, onde trabalhou com diretores como George Lucas, Steven Spielberg e James Cameron. Em seu portfólio, destacam-se artes para a nova série Star Trek, episódios 2 e 3 de Star Wars, Guerra dos Mundos e Avatar.

aStar Trek (2009)

aStar Wars: Episode II - Attack of the Clones (2002)

aStar Wars: Episode III - Revenge of the Sith (2005)

aWar of the Worlds (2005)

aAvatar (2009)
Saiba mais sobre RYAN CHURCH


Industrial designer e artista conceitual para o cinema, James Clyne foi um dos responsáveis pela reformulação visual da nova série Star Trek.




Saiba mais sobre JAMES CLYNE


Em 1982, Tron - Uma Odisséia Eletrônica marcou o gênero da ficção-científica. Produzido pelos estúdios Disney com direção de Steven Lisberger, ao longo dos anos, Tron adquiriu o status de cult-movie por sua trama inventiva (revista em filmes como Matrix e A Origem), seus inovadores efeitos visuais que combinam imagens captadas em película e redesenhadas através da técnica de rotoscopia com uma avançada (na época) animação digital e principalmente, o extremo bom-gosto na direção de arte e no desenho de produção.

Três renomados designers criaram o visual do mundo virtual de Tron: o genial artista gráfico frances Jean Giraud (conhecido como Moebius) concebeu os cenários e o figurino, bem ao estilo de seu mundialmente conhecido trabalho nos quadrinhos. A maioria das máquinas - como as motos de luz, os tanques e o veleiro-solar - foram criadas por Syd Mead (entre outros, Blade Runner) e o desenhista high-tech Peter Lloyd criou as iluminadas paisagens digitais.

Esta obra dos primórdios da Era da Informática deixou um valoroso legado, revisto quase 30 anos depois de seu lançamento. Tron - Legacy (2010), revisita a concepção visual deste mundo fantástico através da riquíssima ótica da tecnologia moderna. Compare.