01/08/2008

MOVIE POSTERS

A arte visual de um filme, começa fora da tela do cinema. Cartazes de filmes são considerados como verdadeiras obras de arte, produzidos por designers conceituados.

Este post destaca o trabalho de alguns desses artistas, além de outras artes significativas em suas épocas.

Muitos deles já eram famosos como talentosos ilustradores. Seus trabalhos para capas de livros e revistas tornaram-se referência em artes gráficas, assim como suas criações para o meio cinematográfico.

Saul Bass (1920 - 1996) foi um designer gráfico e cineasta, mais conhecido por seu trabalho de artes gráficas para cartazes e abertura de filmes, atividade pela qual é considerado por muitos como um ícone.

Durante sua carreira, trabalhanou com alguns dos maiores cineastas de Hollywood, entre outros, Alfred Hitchcock, Otto Preminger, Stanley Kubrick e Martin Scorsese. Talvez sua abertura mais conhecida seja a animação de papel recortado de um viciado em heroína de O Homem do Braço de Ouro (The Man with the Golden Arm - 1955), de Otto Preminger.

Saul Bass também é conhecido por projetar a identidade visual de empresas como AT&T, United Airlines, Minolta, Bell, e Warner Communications.

Saiba mais sobre SAUL BASS


Ilustrador e artista gráfico, Richard Amsel (1947 - 1985) logo tornou-se popular na cena artística novaiorquina do final dos anos 60 por seus trabalhos de capas de discos.

Apesar de curta, sua carreira como designer de cartazes de cinema foi rica em realizações. Durante os anos 70, seu nome era famoso no ramo e sua arte ilustrou os cartazes dos filmes mais significativos da década.

Entre eles, destaca-se o pôster de Golpe de Mestre (The Sting) com referência ao estilo do artista gráfico J.C. Leyendecker, famoso capista do Saturday Evening Post.

Saiba mais sobre RICHARD AMSEL


Robert "Bob" Peak (1927 - 1992), era um ilustrador conhecido por suas inovações no desenvolvimento dos pôsters de cinema modernos, além de diversas capas para as revistas Time, TV Guide e Sports Illustrated.

Em seu portfólio, muitos clássicos dos anos 70 e 80, sendo os mais populares, os pôsters para os filmes da série Star Trek.

Saiba mais sobre BOB PEAK


Artista gráfico e ilustrador, em 25 anos de carreira, Tom Jung ganhou fama por seus trabalhos para pôsters de cinema, sendo os mais famosos, os da saga Star Wars.

Segundo Jung, "Concepção gráfica é muito importante. A divulgação de um filme através de pôsters pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso na bilheteria."

Saiba mais sobre TOM JUNG


O premiado artista John Henry Alvin (1948 - 2008), ilustrou alguns dos mais populares pôsters de cinema. Seus mais de 135 pôsters, geraram o termo "estilo Alvinesque".

Saiba mais sobre JOHN ALVIN


O artista Drew Struzan criou capas de discos, livros e muitas ilustrações para propaganda, mas ficou famoso por seus pôsters de cinema. Dono de um estilo próprio, é um dos talentos mais reconhecidos do design gráfico de cartazes.

Seu portfólio com mais de 150 trabalhos, inclui famosos pôsters para filmes de Steven Spielberg (que declarou ser este, seu artista favorito) e George Lucas - "Struzan é o único artista colecionável desde os anos 40".

Saiba mais sobre DREW STRUZAN


Renato Casaro registrou seu nome no mundo cinematográfico em 1965, quando criou as artes gráficas para a super-produção The Bible, de Dino de Laurentis. No mesmo ano, seu trabalho foi o primeiro a ocupar um outdoor no Sunset Boulevard.

Nos anos seguintes, Casaro ilustrou pôsters para filmes de Sergio Leone, Claude Lelouch, Francis Coppola e Bernardo Bertolucci, entre outros.

Saiba mais sobre RENATO CASARO


Pôsters para cinema são peças de arte, mas seu propósito final é vender um produto. Os renomados designers que criam estas artes, têm a difícil tarefa de traduzir o conceito de um filme através de uma composição visual.

Esta é uma galeria de artes selecionadas por sua relevância artística ou cinematográfica em suas respectivas décadas.